quarta-feira, 6 de março de 2013

[Games] Dançando, dançando, dançando...


Olá pessoal, como prometido na proposta do blog, nas quartas e domingos farei postagens com temáticas específicas. Essas postagens sempre virão com uma tag (aquilo entre os colchetes) indicando qual o tema. Não sei se todos sabem mas sou louco por videogames. Comecei nessa carreira jogando o Atari (http://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600) da minha irmã, lembro do Enduro, Keystone Kapers, H.E.R.O e etc... Depois ganhei um Master System sem fio (lembram do tanto de antena que tinha pra funcionar?), ali conheci o Sonic the Hedgehog e o chato do Dr. Robotinik (só passei dele muitos anos depois). Mais velho, com uns 12 anos, ganhei meu melhor videogame, o Super Nintendo. Esse foi meu companheiro de longa data. Super Mario World, Super Mario Kart, International Superstar Soccer Deluxe, Donkey Kong Country e etc... Quis muito ter o Playstation mas as coisas não estavam fáceis pra ninguém e apenas joguei por emulador mesmo. Após muitos anos, quando comecei a ser bolsista do ProJovem Urbano, com minha primeira bolsa, dei uma de doido e comprei o Playstation 2. Joguei pra caramba tambem, em especial o PES 2010, GTA San Andreas e o Uchuu Keiji Damashii. Por fim juntei uns caraminguás e fiz, prometo, a compra do meu último videogame, o Playstation 3. É uma super plataforma, pra quem gosta de videogame eu recomendo. Já joguei horas a fio na minha vida, atualmente, com mestrado e etc  jogo umas três horas na semana, com sorte.

Keystone Kappers (pros íntimos o Polícia e Ladrão)

Enduro (era uma corrida louca que ia noite a dentro, passando por chuvas, neve, neblina)
H.E.R.O (me lembro que era um dos que mais gostava no atari)
Minha irmã e minha mãe adoram esse (Halloween é o nome do jogo)


Mas agora o que tem a ver dança com videogame?

De fato por muito tempo dança e videogame não tinham nada a ver mesmo (a menos que você desse o controle pra sua irmã jogar o Mario. É um sacudir de braço pra lá e pra cá que parece dança de axé!). Entretanto a Nintendo, numa sacada genial, inventa um videogame revolucionário, o Wii (Mais detalhes). Esse videogame inova por trazer uma nova experiência de jogo, onde não basta mais apenas apertar botões num joystick, agora tem que se mover pra fazer o jogo andar. O Wii tem um controle também, mas o que importa mais é o fato de que os comandos se dão pelos movimentos dos braços, além de botões. Com isso abriu-se a possibilidade de se desenvolverem jogos para todas as idades, pessoas, diversificando o público. Os jogos que eram basicamente restrito a meninos, adolescentes e homens, com o Wii trazem novo público, como crianças menores (de até 5 anos), meninas, mulheres e idosos. A proposta desse videogame era de ser algo familiar, e nisso acertaram em cheio.
A nova dinâmica de jogo, explorando movimentos corporais propiciou o desenvolvimento de um nicho de jogos, em que se exigiria o máximo de movimentos e estes ritmados. Seria o aprimoramento dos jogos de dança (os anteriores são aqueles que se veem em shopping, com as setas a pisar no chão), em que nosso objetivo é o de imitar por completo (quaaase isso) o movimento de um avatar na tela. Se antes tinha que pisar em setas, agora devemos empunhar o controle sensor e seguir os passos apresentados na TV. O Just Dance (detalhes; site oficial) desponta como um dos pioneiros e principais títulos, fazendo rapidamente grande sucesso. Tanto é que hoje está na sua quarta continuação, além de edições especiais, para crianças e outra com reunião de grandes sucessos.


Capa da quarta edição


Sigam os avatares! (Reparem na mão pintada, ela é a referência quando se joga com o controle do Wii ou do PSMOVE)
Uma das coreografias mais fáceis, dá pra se sentir numa boyband (só quem viveu nos anos 90 sabe o que é isso!)
Esse não podia faltar... Muito engraçada essa coreografia!




                                            Claro que demorou pra essa música aparecer né?!

                                             Do JD2, preferida da galera aqui do prédio!

Como você conheceu esse jogo?

Tudo começou nas férias de meio de ano de 2011, quando uma grande amiga de infância minha veio passar férias aqui no Brasil (ela estuda em Portugal). Resumindo, nosso grupo de infância andava brigado por conta de umas intriguinhas mocorongas dignas de Big Brother Brasil para prejudicados intelectuais e temporada de Malhação. Ninguém se falava muito até ela voltar, num sopro do destino estavam todos reunidos na portaria, tudo voltava ao normal. A irmã dela, parceirona tambem tem o Wii e já havia adquirido o JD (abreviando gente, não dou conta kkkk). Depois de negociações diplomáticas com sua mãe começamos a jogar. Confesso que de início tive resistência, nem sabia como aquilo funcionava. Daí em diante passei a tomar conhecimento do jogo.

Mas e como foi jogar dançando?

Não foi experiência fácil, afinal sou um gamer tradicional, de pegar o controle, sentar e jogar, de preferência jogo de futebol, GTA e etc. Já havia dançado no tapetinho das setas na casa de uma amiga minha de faculdade, e havia gostado pra caramba tambem... Mas a experiência no tal do Wii era nova e me deixou meio bolado. O jogo era o Just Dance 2 (o melhor pra mim!), a primeira dança foi algo sofrível, mas mesmo assim gostei. Não pessoal, eu não dancei bem! Não tem como alguém com a coordenação motora de um urubu perneta e recém-saído de um derrame dançar bem. Minha performance foi sofrível, mas ao mesmo tempo me senti tão bem que nem incomodou. Desde então virei fã do jogo e passamos aquele recesso todo dançando, até doer o braço. Aquilo virou uma catarse, mesmo tendo desempenho horrendo. Adoro dança, mas não tenho ritmo, dancei ali porque estava milagrosamente me divertindo.

Recomenda esse jogo?

Gente, esse jogo foi uma das melhores invenções que se podia fazer. Jogos de videogames geralmente acabam por conduzir a uma experiência solitária ou no máximo em dupla. Esse jogo propicia uma diversão coletiva, tinha hora que parava e via quatro pessoas dançando (ou esboçando qualquer movimento parecido) diante da TV. Que jogo propicia isso? E tem mais, o jogo usa músicas top, desde clássicos dos anos 70, 80, 90 e os atuais. Tem umas músicas meio comprometedoras, mas o que vale é a brincadeira. Uma rodada com uns 5 ou 6 amigos e a diversão é garantida galera! O negócio é tão bom que o JD tem 4 versões, e em outros videogames existem jogos de dança parecidos.

Outras plataformas...

Sim galera, a Microsoft entrou nessa e nos deu o Kinect, com esse recurso nem de controle você precisa pra jogar, é no mano a mano mesmo. E essa plataforma tem seu jogo de dança, o Dance Central. O PS3 também tem seu meio de usar jogos controlados por movimentos, graças ao PSMOVE. Com isto tem também seu jogo de dança, o Everybody Dance, que é muito bacana também. Do Just Dance 3 em diante em todas as plataformas (PS3, Kinect, Wii) é possível jogar. Enfim, mais que provado que esse jogo é sucesso garantido.

Atualmente você joga?

Sim galera, de algum tempo pra cá tenho jogado o Just Dance 4 no PS3, infelizmente jogando sozinho. O legal que uso como forma de fazer exercício, tenho queimado calorias com esse jogo. A coordenação motora melhora um pouco mas digo que tenho um desempenho “criativo” (sendo bonzinho é claro!). Só vou ficar devendo um vídeo das minhas performances pra vocês, mas prometo num futuro breve deliciá-los com minhas danças super originais....

Opinião final! Isso é jogo de homem?

Primeiro, acho palhaçada essa coisa se é pra homem, pra mulher ou pra gay. Só um recado galera, homem que dança faz mais sucesso (tenho vários relatos colhidos que comprovam). Mesmo eu tendo a desenvoltura de uma múmia com crise de cálculo renal adoro dança, aliás, caso seja diretor de escola um dia ponho dança como aula de educação física. Mas voltando ao jogo, isso é jogo pra família, pros amigos, pra quem quiser e puder jogar. Gente, vamos largar esse joystick, afastar o sofá e se mexer caramba! Vocês não sabem o que estão perdendo, eu mesmo de cintura dura não perco isso por nada, afinal vergonha nessa terra é roubar, matar e mentir...


Queridos leitores, obrigado por tudo. Tenham uma boa noite, e se puderem desfrutem de nossa rádio, basta apertar o play lá no início.  A partir de semana que vem programa ao vivo, aguardem!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário