segunda-feira, 4 de março de 2013

Mas e eu com o conclave???



Olá pessoal, vamos iniciando a semana com um grande questionamento que me surgiu. Se você liga a TV, acessa internet, lê jornal, já deve ter se deparado com essa palavra: conclave. Aí vemos muitas explicações, definições, mas tem perguntas que não me saem da cabeça: Afinal, e eu com o conclave? O que pensar a respeito disso?

Por que essa palavra surgiu na imprensa do carnaval pra cá?

Esse blá blá blá de conclave não vem por acaso, se vocês não lembram vou lhes refrescar a memória. No meio do carnaval, em 11 de fevereiro, Sua Santidade (Tia Lúcia, minha professora de português da 3ª série, inesquecível!!!) o Papa Bento XVI anunciou que renunciaria ao pontificado. Em bom português, ele tava explanando pra geral que tava largando a trolha, a rabuda, se encheu daquilo lá. Motivos para tal são especulados, mas o tal escândalo Vatileaks (http://oglobo.globo.com/mundo/sexo-dinheiro-poder-podem-ter-influenciado-renuncia-do-papa-7636096 , http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/publicacao-de-cartas-secretas-do-papa-gera-escandalo-na-italia.html , http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jGaQ8garJH3nFqU8jYHErtFuXEAQ?docId=CNG.df0cdff5b92859a18402c7e924919bac.571 ) parece ter sido a pá de cal num já desgastado governo. Devemos admitir que Bentinho (para os mais íntimos) já vinha rateando a tempos, saúde fraca, temia-se inclusive que ele desse um bolo colossal na Jornada Mundial da Juventude (isso merece um post individual, aguardem...). O fim do seu governo aconteceu no dia 28 último e a partir de hoje um grupo de jovens vestidos com suas capas escarlates [#soquenao] vai decidir os rumos daquela panela de pressão lá.

A cara daquela sua tia carismática e fã do Padre Marcelo Rossi, quando soube da renúncia do Papa.


Mas afinal, o que quer dizer a palavra conclave?

A palavra conclave trata-se de uma aglutinação (ou justaposição? Tia Lúcia socorro!!!) de duas palavras latinas, cum  clave que quer dizer o que se imagina, com chave (O___O). Trata-se de uma reunião fechada, onde o grupo de jovens senhores em seus trajes encarnados discutem, discutem e escolhem quem sucederá o papa falecido (ou renunciante). Imaginem uma assembleia de condomínio, só que ao invés de moradores encrenqueiros e um síndico ladrão temos um bando de velhinhos, estilo Cocoon, discutindo com velocidade e intensidade dignas de uma tartaruga com poliomielite. A e não se esqueçam de imaginar aquela brisa de urina curtida, afinal homem depois de certa idade fica com próstata inchada e fortes tendências à incontinência urinária. O termo foi usado pela primeira vez em 1274 (nem faz tanto tempo assim..) e desde então sofreu algumas pequenas alterações em seus procedimentos. Já tiveram conclaves durando anos, mas o último, que elegeu o Bentinho durou dois dias. Aqui (http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_constitutions/documents/hf_jp-ii_apc_22021996_universi-dominici-gregis_po.html) se tiver saco de ler, tem detalhes de como funciona essa bagaça. Aqui tem uma explicação mais acessível http://br.noticias.yahoo.com/entenda-conclave-processo-elei%C3%A7%C3%A3o-novo-papa-162229901.html
Despontam vários candidatos, mas nenhum nome forte. A imprensa brasileira e o Galvão Bueno (doido pra gritar ÉÉEÉ do Brasiiiiiiil) aguardam ansiosamente pela eleição de um brasileiro. O mais cotado é D. Odilo Scherer (talvez porque seja um dos mais novos, com apenas 63 primaveras). Esse camarada aí é arcebispo de São Paulo e nem imaginava, no alto dos seus sonhos ser candidato a papa, foi pego de surpresa como aquela sua tia carismática e fã do Padre Fábio de Mello. Aqui, uma linha do tempo com o nosso futuro papa, Zé Carioca I (http://www.catholic-hierarchy.org/bishop/bscherero.html)


Zé Carioca I ops, D. Odilo Scherer
D. Peter Tukson, forte candidato. Petrus Romanus? Será?
D. Angelo Scola, pra mim, um dos mais cotados


Hahahaha, meus candidatos a papa

Esse sempre bateu na trave. Nas campanhas falava tudo em 30 segundos. Uma missa com ele duraria no máximo 10 minutos. Seria ótimo papa...
Esse já usa indumentária vermelha e tem vida rodeada de mistérios ultimamente. Além de querer mandar em todo mundo. Se ressuscitar será um ótimo candidato.
O herdeiro do Póóói bem que merecia a oportunidade
Pela imortalidade e presença eterna no poder, levaria o título de Papado Vitalício ao pé da letra.
Se não fosse ateu e comunista seria uma ótima opção, afinal já foi canonizado em vida mesmo...


Mas e aí?! O que isso muda em nossas vidas?

Estudando um pouco da história ocidental vemos como a Igreja Católica se consolidou como forte instituição política, inclusive tendo para si um Estado (sim meus caros, o Vaticano é um país e o papa é um rei, eleito, mas rei!). O que se observa ali são jogos de interesse, como em qualquer grande instituição ou no seu condomínio ou mesmo dentro de casa. Os debates ali se distanciam cada vez mais de questões eminentemente espirituais, vide os escândalos que aparentemente derrubaram o papa Bento. Por isso, felipinamente falando, afirmo que essa fuzarca toda, essa briga toda de senhores com saias vermelhas vai influir muito pouco no nosso cotidiano. Não espero, de verdade, grandes mudanças, a menos que a profecia de São Malaquias ou Apocalipse 17 (http://www.youtube.com/watch?v=OjLrdXYWZtM ) se confirmem como nesse vídeo muito bem explicado [#soquenao].
Falando sério agora, não vejo a dona Sé fazendo grandes mudanças, principalmente no combate aos abusos e na revisão e queda do celibato. Enquanto isso não virar assunto chave e ser alvo de severas ações não consigo acreditar que nenhum papa eleito nesse mês vá ocasionar graandes transformações. Acho que a leniência (ou conivência) da Sé com os casos de abusos andaram desgastando bastante a imagem da instituição, que embora seja ainda muito forte, vem cambaleando, hesitando passos a muito tempo. Percebo também que existe um esquema brabo lá, tipo Brasília e que tá difícil de resolver. João Paulo I que o diga... (http://super.abril.com.br/religiao/quem-assassinou-papa-joao-paulo-l-445126.shtml) e vejam muito mais sobre esse mistério...
Ai galera, vamos aguardar os senhorinhos se resolverem lá, mas dependendo da cara que aparecer vocês nunca me acharão, porque vou estar bem escondido debaixo da minha cama! Fui!!!!!!!!!!

Agora se eu vir essa cara na televisão, ressuscitando aí eu me escondo debaixo da cama. 666,  será?

E eu com o conclave?

No fim das contas, nada tenho com isso, primeiro porque nem frequento a instituição (já frequentei mais). Segundo porque, embora uma mudança no comando possa indicar alterações na facção dominante (sim, alguns analistas consideram o fim do ciclo do grupo JPI, JPII, BXVI) e nas concepções de governo, essas alterações funcionariam em cascata. Na verdade a alta Curia é quem seria afetada primeiro. Essas parcas mudanças se diluiriam no super-hierarquizado e burocratizado clero. Então, meu leitor e leitora católicos, digo e repito, nada terei com isso. Apenas serie espectador da mudança de poder num Estado. Os dogmas e as regras ficarão intactas, acreditem...


Um grande abraço em todos, em especial aos meus amigos católicos, estes que devem sim se preocupar e pedir que tenham um líder que lhes seja digno e honesto, mesmo que qualquer um que entre não mude em NADA a sua vida. KKKKKKKKKKK vida que segue meu povo (Agora sim vou debater isso em alguma mesa de lanchonete por aí...)

NADA tenho contra o catolicismo e os católicos, o que me revolta são as técnicas de abafamentos de escândalos. Vamos sacudir esse tapete minha gente!

E você com o conclave? Quero ver quem me responde essa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário