quinta-feira, 14 de março de 2013

Quando a fonte da informação é o facebook, até São Nunca desconfia...


Boas meus queridos e queridas leitoras, infelizmente tive de interromper as atividades do blog por motivos de ordem maior. É, um mau estar me pegou na esquina, me tirando qualquer condição de pensar no que escrever. Fico-lhes devendo uma postagem temática.
No fim das contas escrevo aqui hoje pra dividir com vocês a minha preocupação com a criação e transmissão de informações sem nenhum fundamento pelo facebook. Devemos concordar que tudo que é lido na rede tem que ser examinado com cuidado, observando as fontes e referências utilizados. Nem a tão procurada Wikipédia é tão confiável como gostaria de ser, e os posts no facebook menos ainda.
O facebook, assim como as redes sociais de hoje em dia, tem os seus assuntos batidinhos do momento, as modinhas. Durante boa parte do ano passado tivemos o super-herói Joaquim Barbosa (ou Capitão STF contra os Malignos da PTrosfera!). Já encheu bem a paciência aturar toda semana uma postagem sugerindo que se candidatasse a presidência, ou que ele era um exemplo de conduta. Mais ainda, inventaram que ele era contrário às cotas raciais em universidades, com uma frase pateticamente ridícula (claro, suuuper conveniente um negro que venceu na vida [algo mega comum no Brasil! Ou não?] dizer que é contrário à política de cotas ou outras ações afirmativas) e nitidamente mentirosa. Mas aí vos pergunto: Alguém foi verificar a veracidade dessa frase? Resposta obvia e límpida: NÃO!!!!! Acredito que os que defendem ou se identificam com a causa das ações afirmativas até procuraram averiguar o fato, mas aqueles que adoram se colocar contra tudo que se faz nessa terra adoraram e não pensaram duas vezes em compartilhar. Essa falta de critério em averiguar a veracidade de uma frase postada é um grande problema, e que parece longe de uma solução digna...
Sintetizando bem esse panorama, o que vemos hoje no face e na rede em geral é uma divulgação de falsas ideias, sabe-se lá de qual origem, mas que são referendadas quando são atribuídas a alguma personalidade momentânea. Ano passado foi Joaquim Barbosa, Marcelo Freixo, Dudu Paes e etc, esse ano até agora vem sendo Jean EX-BBB IGNORADO Wyllis, Silas MALAfaia e Marco REVLON Feliciano. A situação na Comissão de Direitos Humanos anda preta, uma disputa só, afinal como não questionar um malandro que instituir o “Papai do Céu na escola” PÚBLICA?!?! Mas isso não convém agora. O MALAfaia entra aqui devido à sua conveniente (para ambos) entrevista no programa da Marília Gabriela. A entrevista foi narrada e comentada no face, e desde então diversas frases vem sendo atribuídas ao digníssimo, bem como ao Jean e ao Feliciano, contudo não vemos vídeos, fontes sérias relatando tais afirmações.

Se isso cai no face vão dizer que ele falou exatamente assim, aí começa a confusão. Claro que ele  NÃO disse essa asneira... Não totalmente!

Confesso que duvidei dessa na primeira vez que li, mas tem isso no twitter dele (a menos que a conta de lá seja uma fan page). Mesmo assim, com base em que ele diz, e o pior, reproduzem isso?
Isso é tremendamente ridículo. Claro que a Fatima Bernardes não se comprometeria de tal maneira,  em primeiro lugar por conta da audiência, oras!
Essa também não dá pra dizer que ele tenha falado, não há referências diretas a ele. E infelizmente tem uma galera se aproveitando da polêmica e criando fakes, o que torna tudo pior.
Uma postagem tremendamente ridicula

Uma resposta até boa, mas não se sabe até que ponto isso foi dito por ele ou teve invenção alheia em cima.


Quando o disse-me-disse sai do quintal pra tela do PC.

Vendo esse show de boatarias, muito bem confeccionadas no Photoshop (olha mãe, fiz o curso avançado de photoshop, agora posso inventar uma frase pro Bento XVI, Fidel Castro e pra avarenta da tia Marli!) me sinto diante daquele playground de condomínio bem na hora que passa uma mocinha de mão dada com o namorado e o cabelo fatalmente molhado. Já sabem que todos vão pensar na virgindade perdida da menina, menos no fato dela ter ido tomar banho por conta do calor tropical dessa cidade. A capacidade que temos de inferir histórias mirabolantes é assustadora e isso vem se materializando nesses materiais super photoshopados, elaborados e com carga dramática digna daquela montagem da Paixão de Cristo da capela mais próxima da sua casa, onde você vê o aquele seu vizinho pinguço interpretando o Pôncio Pilatos. Mas inventar histórias faz parte do ser, aquilo que a gente não conhece tem que ser explicado de alguma forma e inventar sobre é o caminho mais rápido. Isso invariavelmente vai acontecer, o que me preocupa é o fato do pessoal acreditar em qualquer coisa que ouve, e no caso da rede, lê. Parece uma involução, afinal atualmente o acesso à informação de qualidade é tão facilitado, porque acreditar num retângulo pretensamente assinado por um ex-bbb, um pastor ou um juiz? Está faltando critério à galera para ler esse monte de tranqueira publicada.
Trago isso tudo pra defender a tese de que anda faltando discernimento na galera antes de sair compartilhando, tanto daqueles favoráveis a uma gestão mais equilibrada (ou como queiram chamar, afinal se ele está lá é porque os outros partidos cederam espaço devido à barganhas eleitoreiras) na CDH quanto dos que defendem a permanência do “Infelizciano” na presidência da citada comissão. Galerinha, antes de compartilhar procurem vídeos ou outras evidências que lhes garantam a real autoria das frases. Isso não é difícil. Sei que ver o nome do Jean Willys impressiona, tanto a favor quanto contra, mas procura pra não passar vergonha. Pra quem põe frases racistas atribuídas ao garoto propaganda da REVLON a mesma coisa, vejam se ele mesmo falou (como o vídeo do cartão por exemplo! Ninguém tem como questionar!) aquelas asneiras de teor racista. Porque senão seus argumentos estarão assentados em boatos, fofoquinhas, provavelmente inventadas por algum troll que não tem nada melhor pra fazer na vida a não ser semear a discórdia na rede e produzir discussões virtuais tão uteis quanto exame de próstata para mulheres.

A, mas facebook é diversão, esse papo de evidência é só pra quem é da polícia ou faz mestrado...

HAHAHAHA, pelo teor das postagens, de algum tempo pra cá, o facebook perdeu seu lado divertido e integrador faz tempo. O show de disse-me-disse só serve pra galera discuir sobre coisas totalmente infundadas, lamentável. Fundamentar o que a gente fala é bacana, por mais que seja aqueles papos de filosofia de buteco. Não acho legal ficar reproduzindo asneiras, afinal a chance de passar vergonha diante de quem tem domínio sobre o assunto é grande. Eu faço mestrado, sim e daí?! Isso não me torna nenhum obsecado por busca de fundamentações, pelo contrário, minha vontade de procurar informação vem de longa data.  A primeira vez que fui atrás foi por conta da minha curiosidade em saber quantos vereadores tinha a câmara do Rio (isso nas eleições de 1996, tinha 10 anos e imensa vontade de saber). Cada um me dizia uma coisa, como não me conformava então perturbei minha mãe até ela encontrar alguém que realmente soubesse. Passou algum tempo e eu descobri e então poderia falar sobre o assunto com qualquer um, tendo a informação real. Há quase 20 anos atrás era muito mais difícil descobrir e mesmo assim não me contentei com a primeira informação dada (por um professor estúpido da minha irmã!), e hoje com tudo na mão o pessoal se impressiona com bannerzinho bem montado no PS? Valha-me Cristo!!!!!!!!

Eu acho tremendamente de péssimo gosto sair compartilhando esse tipo de besteira antes de conferir a origem. No meu face eu ignoro totalmente e não repasso essas tranqueiras. Mantenho os dois pés atrás quando leio essas coisas, em especial aqueles ligados à polêmicas do momento. Penso, sinceramente, que o discernimento é fundamental, em especial em dias de agitamento causado por qualquer assunto mocorongo no facebook. Por isso, antes de compartilhar qualquer coisa nesse bendido facebook, eu leio sobre o assunto antes, pra não reproduzir fofoca e nem passar vergonha!

Não percam, sempre as segundas e quartas o nosso programa Opiniões Felipinas, na rádio FLP, que toca sempre aqui no nosso blog. Outras formas de sintonizar veja aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário