segunda-feira, 11 de março de 2013

Se segura que lá vem enchente...


 Boas meus queridos e queridas leitoras, cá estamos no mês do calor abafante e das tormentas em sequência. As famosas Águas de março vem fechando, inundando e carregando rio abaixo o verão. A falta de planejamento e ações para o alívio das consequências das chuvas consegue me deixar bem irritado.

Foi um rio que passou em minha vida...

Não sei se vocês partilham da opinião, mas me deixa profundamente irritado que, em pleno século XXI, sejamos dificultados de fazer coisas triviais como trabalhar devido à questões climáticas. Com a tecnologia avançando a passo de leopardo, é no mínimo estarrecedor perceber que numa cidade grande, antiga capital federal e sede de grandes eventos não exista um bom programa de escoamento de águas pluviais. Sim meus caros, a natureza manda a aguaceira e a bela cidade não tem formas de escoá-la. Experimente entupir o ralo da pia da cozinha e deixar a torneira aberta no máximo, por meia hora. Quando você voltar pra sua cozinha terá a mesma sensação que tive na última tormenta braba, há uma semana. Fui olhar a minha janela e senti como se a rua tivesse virado uma enorme corredeira e o mergulhão Clara Nunes (Vulgo mergulhão do Campinho) uma enorme lagoa. Engraçado que a obra é recente, estava todo mundo crente que a prefeitura pensou no escoamento das águas da chuva, mas tudo era engano. Quem me conhece e acompanhou as obras da Transcarioca de perto (na altura da Rua Domingos Lopes) sabe da minha opinião sobre a total falta de planejamento e competência para fazer um serviço bem feito. Ou eles acreditavam que um corregozinho daria conta do volume das chuvas do Rio de Janeiro???
O fato todo é que a rua em que moro se tornou uma pequena Veneza e tive a sensação de estar ilhado, nossa como é divertido se sentir assim!!!!! Vocês logo pensaram, “mas afinal isso aconteceu só aí?” E eu respondo que não! E isso me deixa mais irritado ainda. Como uma cidade que se pretende grande, desenvolvida, inaugurando museu sofisticado ainda não consegui dar conta do Oceano Praça da Bandeira? Aquilo lá enche desde o tempo que a minha avó era virgem e brincava de pique bandeirinha, e até hoje nada de solução. Pra piorar a prefeitura ameaça a continuidade das leeeentas obras de drenagem por conta da perda dos royalties da exploração do petróleo (tudo agora vai ser colocado na conta dos royalties).

Início do Mergulhão do Campinho, na última enchente. Vou comprar um jet ski


Essa é a portaria do meu prédio,  que tal uma pescaria?!
Um problema histórico

E atual!

E tremendamente assustador

Solução?! Tomara que consigam fazer em... em... 25 anos...

A melhor solução, enquanto...

Fizerem isso e...

Formos governados por eles...



Mas só o governo leva sarrafo na peida?

Não e não! Acho que já está bem clara as responsabilidades de todos na questão dos alagamentos. A rua lateral do meu prédio virou uma corredeira que arrastava muito lixo, tranqueira jogada de janela de carro, por pedestre, enfim todo tipo de porcaria que os porcalhões jogam no chão. Não existe sistema de ralo que funcione bem com a quantidade de dejetos jogados de forma a entupi-los. Parte das ações, meus amiguinhos, depende do semancol da galera. Me dá vontade de dar um pescotapa quando vejo mulher, criança, velho e qualquer um que ande em duas patas e use calças jogando saco de biscoito no chão. Não só isso, vai chiclete, garrafa pet, a mãe (não, essa não é jogada, mas deveria ela e o pai porque não educaram seus monstrinhos direito!), enfim tudo aquilo que estiver à mão (menos dinheiro, que pena!). Se vocês virem minha mochila se sentirão dentro de uma lixeira de sala de aula, tudo que consumo vou despejando nela, pra depois esvaziar em casa. Acho que esse é o caminho (pra evitar a famosa desculpa de que não tem cesto na rua!) mais legal para diminuir a quantidade de lixo na rua. Agora só não repitam meu erro e esvaziem as bolsas quando chegar em casa, porque eu vou acumulando e acumulando e quando vou ver tem quase um quilo só de porcaria na mochila (já perdi dinheiro lá dentro). E mais, jogar lixo no chão não justifica o emprego do gari, este é pago para manutenção e não pra ficar catando suas porcarias no chão, seus imundos. Agora se querem justificar o emprego de alguém que tal se matarem e garantirem o emprego do coveiro?

A administração pública também tem sua parte...

Os porcalhões tem sua parcela nas enchentes, mas a falta de planejamento e ação por parte do Poder Público também tem contribuição na situação das enchentes. A tal da obra dos piscinões na Praça da Bandeira não andam como deveriam (como qualquer obra pública). Na minha rua, a prefeitura correu pra inaugurar por conta da campanha municipal e o escoamento das águas das chuvas foi feito de qualquer jeito, um horror só. Quando não tem a enchente completa ficam uns bolsões de água por conta do caimento pro ralo ser mal feito. Falta de capricho total, nem parece que pagamos engenheiros pra fazer isso, antes deixasse com meninos de 8ª série, talvez fizessem melhor. E também penso que uma cidade com tanta área cimentada, concretada também não dará conta das enchentes. Essa impermeabilização artificial impede que a natureza exerça uma de suas etapas, a absorção de água. Áreas verdes podem contribuir e muito, afinal a terra dá conta da água a mais das chuvas e essa ainda serve para hidratação das plantas, para outros animais, enfim. Com tudo cimentado a água corre, cai nas galerias e acaba virando esgoto. Formas de aproveitar essa água de chuva seria um caminho interessante no combate ao impacto das enchentes.

Eu tive um sonho, vou lhe contar, eu me atirava na rua que era mar...
Infelizmente grandes ações ou novas atitudes não podem ser esperadas de imediato. Por enquanto o que nos basta é sempre olhar pro céu nessas épocas de fortes tormentas e evitar sair pra muito longe, se for possível. Caso peguem enchente na rua, procurem lugar mais alto e sem botar a mão em poste, árvore, porque podem cair fios por conta do vento. Não se desesperem e aguardem a água baixar.

Agora eu proponho uma solução mais divertida, juntem toda madeira que puderem e peguem o projeto da arca de Noé na bíblia. Em alguns côvados estarão protegidos e poderão chegar a qualquer lugar, inclusive na Praça da Bandeira, Tijuca e o Mergulhão do Campinho. Esqueçam a parte de colocar animais e façam uma lotada, cobrando R$2,50 a passagem, vai bombar galera!!!!!

E convido a todos a ouvirem a estreia do programa Opiniões Felipinas, a partir das 19h. Tudo isso na nossa rádio, não deixem de sintonizar!

Beijão, boa semana e bom banho de chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário